Pesquisar neste blog

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

PAPO COM A CRIS - CEMITÉRIOS DE CABO FRIO

Regular, executar, licenciar, fiscalizar, conceder, permitir ou autorizar os serviços funerários e os de cemitérios;
Parágrafo único. As associações religiosas e os particulares poderão manter cemitérios próprios, fiscalizados, porém, pelo Município.
Artigo 8º - XIV - LEI ORGÂNICA MUNICIPAL


Nossa cidade tem 5 cemitérios, Araça, Fazenda Campos Novos, Jardim Esperança, Portinho e Convento de Nossa Senhora dos Anjos.

Os 4 primeiros são de responsabilidade da prefeitura e o do Convento cabe apenas a fiscalização.

Eu costumo dizer que a nossa Cidade é uma bomba prestes a explodir e que cada gestor que assume apenas "adia" essa explosão ao se dar conta das gambiaras que tem que assumir e "manter". É por essa razão que ano após ano os mesmos problemas se repetem e para estes problemas os mesmos tratamentos paliativos. Não há interesse em mostrar a realidade para os cidadãos de nossa cidade e chama-los para ajudar a resolver tais situações.

O cemitério Santa Izabel desde muito tempo já não suporta a demanda de enterros e como a maioria dos familiares desejam que seus entes queridos sejam sepultados lá, a maneira que os antigos gestores encontraram foi a criação de galerias que com o tempo foram sendo alongadas de maneira vertical sem qualquer planejamento. Não precisa ser engenheiro para ver que uma hora aquela estrutura irá ao chão.




Para que se tenha uma ideia do que eu estou falando, em 2010 foi criado no cemitério Jardim dos Eucaliptos no Grande Jardim Esperança "quartos" para guardar as ossadas de todos os cemitérios e que sem qualquer fiscalização e respeito aos familiares dos mortos foram embalados em sacos de lixo preto e amontoados e quando estes quartos lotaram a maneira mais "eficaz" que se encontrou foi fecha-los com tijolos.




No cemitério do Araça são os próprios moradores quem fazem o enterro e cuidam do cemitério, já que a distância, segundo os moradores, faz com que agentes da prefeitura apareçam lá vez ou outra.










O cemitério da Fazenda Campos Novos é um cemitério quilombola, apesar de ser um cemitério pequeno ele também é abandonado pelo poder público, que ignorando a história daquela gente, não cuida, não respeita e não preserva o local. Sei que muitos irão falar que ali é um espaço tombado e que é complicado, etc... Nada justifica o desrespeito!






Além do abandono foram inúmeras as reportagens ao longo dos anos, vamos relembrar? 







Apesar de todas as imagens serem do final de 2016 poucas coisas ou quase nada mudou.
Infelizmente a nossa cidade é uma gambiara mascarada por aqueles que sabem que gerir esses problemas dá trabalho e não trás votos, preferem esconder da população como de fato a cidade se encontra, escolas, postos, hospitais e muitos prédios públicos sucateados, dividas incalculáveis, bairros inteiros abandonados, etc...

Volto a repetir, para se resolver os problemas da nossa cidade só há um aliado que nos ajude, você, cidadão de bem quer ver tudo isso mudar. Tenho certeza que você ao entender que o gestor quer resolver os problemas e melhorar a nossa cidade irá arregaçar as mangas e ajudar a mudar tudo isto.

Cris Fernandes

Sem comentários:

Enviar um comentário

QUER GANHAR MUITO DINHEIRO? VENDA ÁGUA PARA A PREFEITURA DE CABO FRIO!

Errou quem pensa que para vender 12,450 fardos de água 500ml a empresa que "vende" PRODUTOS ODONTOLÓGICO e PRÓTES...