Pesquisar neste blog

terça-feira, 22 de outubro de 2019

A educação muito além das greves


Escolas sucateadas e sem estruturas, professores em greve por falta de salários em dia, alunos desmotivados, denuncias de desvios de verbas da educação, CPI's de faixadas que não resultam em absolutamente nada, verbas perdidas, etc...

Este pequeno universo de como se encontra a educação de nossa cidade tem trazido transtornos irreparáveis para nossas crianças e jovens que num mundo cada vez mais competitivo vão tendo seus sonhos eliminados e perdidos pelo tempo que não voltará mais.

Mas de quem é a culpa? 

Seria uma leviandade de minha parte acusar somente o atual governo, a culpa vem de uma série de fatores que colaboraram e ainda colaboram com todo este espectro que envolve a educação de nossa cidade. 

Para que se tenha uma ideia se o FUNDEB não fosse uma transferência direta do governo, isto é, um repasse determinado por lei onde o município não precisa pedir, nossa cidade já teria perdido, pois as regras são claras e dificilmente é cumprida por nossa secretaria de educação.

Quer ver um exemplo disto? 60% do FUNDEB deve ser aplicado no pagamento dos salários dos professores, 40% deve ser usado em reformas das escolas, compras de materiais didáticos, capacitação dos professores, etc...

Infelizmente essa regra é quebrada e todo o recurso é usado no pagamento da folha dos professores. Tentar entender esse emaranhado que existem nas secretarias de nossa cidade tem sido uma enorme pedra no caminha de minhas pesquisas, já que a falta de transparência ou informações corretas não me trás segurança em dividir com vocês o que já tenho em mãos, sei que muitas informações que me foram passadas não condiz com a verdadeira realidade e eu não quero ariscar, por isso estou buscando informações com os órgãos do Estado e Federal. 


Repare uma coisa, quanto mais se recebe verbas, mais dividas vão se acumulando, não se vê alteração para melhor em nenhum angulo do processo, os alunos continuam assistindo as greves acontecerem, os professores continuam fazendo greves por conta do atraso em seus salários, as escolas continuam sucateadas, governos (antes e atual) com o mesmo discurso de que a crise é a maior culpada e pseudos "lideres" dizendo que estão do lado dos professores e alunos e que suas bandeiras são a educação.

As discussões sobre a educação em nossa cidade deve ir além da defesa dos professores e alunos, ela tem que desvelar como se encontra na verdade a secretaria de educação e os porquês das perdas de tantos recursos que poderiam e deveriam contribuir para o bom andamento das instituições escolares.

Falei ontem em minha live sobre o portal do observatório do PNE onde dados reais sobre como anda a nossa educação podem ser acessados, assista o vídeo e depois clique no link www.observatoriodopne.org.br veja você mesmo que uma Lei Federal não é cumprida pela nossa secretaria de educação e isto acarretará num futuro próximo mais um dos vários problemas que a nossa educação já tem.


Ainda voltarei a falar de educação em meus próximos post's e dividir com cada um de vocês o que eu for descobrindo, juntos somos capazes de nos fazer ouvir e eu Cris Fernandes conto com cada um de vocês.

Sem comentários:

Enviar um comentário

QUER GANHAR MUITO DINHEIRO? VENDA ÁGUA PARA A PREFEITURA DE CABO FRIO!

Errou quem pensa que para vender 12,450 fardos de água 500ml a empresa que "vende" PRODUTOS ODONTOLÓGICO e PRÓTES...