Pesquisar neste blog

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

ISTO É MUITO SÉRIO!


Porque não lhe dizem isto eu não sei responder, mas a grande verdade é que a nossa cidade não se mantém de pé 3 dias sem as receitas da União e do Estado previstas na Constituição.
Um detalhe muito grave nisto tudo é que se essas receitas carecessem de prestação de contas para vir, os problemas seriam ainda piores, ou melhor, a nossa situação seria ainda pior. (Lembrando que sim, essas receitas carecem de prestação de contas, me refiro apenas que mesmo não prestando conta corretamente elas não deixam de vir)
ADMINISTRANDO OS ROYALTIES E NADA MAIS
A grande verdade é que os últimos gestores se preocuparam e ainda se preocupam apenas em "administrar" os royalties contornando a cada mês as dívidas e rolando para o mês seguinte o caos não revelado nas contas públicas causando um rombo sem precedentes.

Por outro lado a população desconhecendo a realidade do que a nossa cidade vive, pensa que os futuros pré-candidatos a prefeito querem "meter a mão" na "bolada" que vem dos royalties e enriquecer, não que isto não tenha acontecido ou vá acontecer, pois coração alheio é algo desconhecido muitas das vezes. Este pensamento é absolutamente normal se levarmos em consideração a frase de efeito que todos dizem em época de eleição que é: "DINHEIRO TEM..." Sim, dinheiro tem, mas como administrar o rombo que também temos? Isto não se fala, já que por "despreparo" ou "desconhecimento" eles não levam em consideração este grande detalhe e quando vencem a eleição acabam sendo mais um que prometeu, prometeu e nada fez.
SE ENGANA QUEM PENSA QUE ISTO COMEÇOU HOJE
Essa crise nas contas de nossa cidade não começou hoje, ela vem se arrastando desde o final dos anos 2000, onde por ter uma única verba (ROYALTIES) que na ocasião cobria qualquer despesa os gestores não se atentavam aos repasses de valores inferiores aos dos royalties e assim não se fazia o dever de casa e verbas e equipamentos que poderiam ser um benefício à mais para a cidade foram sendo deixadas de lado.

OS SERVIDORES NESTA HISTÓRIA
O sonho da estabilidade se tornou um terrível pesadelo para os nossos servidores ativos e inativos, já que nos últimos anos o fato de ser ou ter sido servidor público não lhe garante pagamento em dia, benefícios honrados e garantia de uma aposentadoria segura. Conheço e vocês também devem conhecer, histórias de servidores que por ter que mexer nas suas economias juntadas ano após ano estão deprimidos, doentes, procuraram refúgio no álcool, tiveram suas famílias destruídas e outros morreram, ou melhor, foram "assassinados" pelo poder público por não se sentirem capaz de lutar pelo direito adquirido.

"VENDENDO O ALMOÇO PARA GARANTIR A JANTA."
Essa frase popular expressa a situação real de nossa cidade, mês após mês se administra aqueles "problemas" que estão na porta e se empurra com a barriga o resto. Não é novidade para ninguém que entre todos os "problemas" o maior deles é o pagamento em dia dos servidores. Essa situação alguns gestores já mostraram e ainda mostram que não sabem lidar e nem como resolver, logo usam de verbas destinadas de vários setores para efetuar o pagamento gerando um caos generalizado em outros setores como educação e saúde com escolas e hospitais sucateados e uma infraestrutura caótica. Por outro lado a sensação que se tem é que temos dinheiro sim, pois vira e mexe nos deparamos com pessoas que recebem um salário pomposo e que é sabido que não trabalho.

MAS AFINAL, CABO FRIO TEM OU NÃO DINHEIRO?
Quem é dona de casa sabe que tem meses que o dinheiro tá curto e ela tem que dar prioridades a determinadas situações em sua casa.
Se formos levar essa situação da dona de casa para a administração pública certamente lembraremos que quando as verbas chegam em nossa cidade em valores altos o "desperdício" se torna visível e um dos maiores desperdício com o dinheiro público é a manutenção do grupo do gestor no poder. Enche-se a folha de funcionários e cabos eleitorais inventando subterfúgios para se criar coordenadorias e superintendências para alocar essa multidão de gente, etc...
Eu respondo à essa pergunta dizendo que nossa cidade ainda tem forças, apesar de se encontrar numa "UTI" às chances são reais, mas lembrando que sequelas ficarão.

COMO RESOLVER ISTO CRIS?
Na verdade eu também estou tentando entender como se pode resolver toda essa situação, se vocês me perguntarem se hoje eu conseguiria lhe dar uma resposta, claramente e sem nenhuma vergonha direi NÃO. É por essa razão que juntamente com a minha equipe fizemos um "RAIO X" da situação de nossa cidade e posso garantir a cada um de vocês que a situação de nossa cidade é assustadora porém desafiadora e somente com a ajuda da nossa população com sua paciência é que poderão ser resolvidas.

Não cabe mais a velha história que a culpa foi do antecessor, o gestor deve "colocar as cartas na mesa" é explicar passo à passo o diagnóstico aos cidadãos, chamar o Ministério Público e OAB para gerir juntamente estes tantos e tantos problemas e que se alguém tiver que ser punido que pague por isso.
Agora, a mais importante atitude que se deve ter é parar de gerir a cidade como se fosse um bem particular, fazendo do bem público a felicidade e enriquecimento de alguns num mais escancarado patrimonialismo.
A situação de nossa cidade é séria demais e a próxima gestora (o) tem que tá ciente disto, pois "gerir" os ROYALTIES qualquer um gere, já enfrentar a realidade com toda certeza não é para todos.
Bom dia amigos😘
Cris Fernandes

Sem comentários:

Enviar um comentário

QUER GANHAR MUITO DINHEIRO? VENDA ÁGUA PARA A PREFEITURA DE CABO FRIO!

Errou quem pensa que para vender 12,450 fardos de água 500ml a empresa que "vende" PRODUTOS ODONTOLÓGICO e PRÓTES...